Maria Izabel de Azevedo Noronha, a Bebel, nasceu no dia 1 de maio de 1960, na cidade de Piracicaba-SP, onde graduou-se em Letras e fez mestrado em Administração Educacional, ambas pela Universidade Metodista. É professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública estadual paulista.
 
Foi membro do Conselho da Cidade de São Paulo, nomeada pelo então ministro da educação Fernando Haddad e do Conselho Nacional de Educação (2006-2014), onde exerceu a Vice-Presidência da Câmara de Educação Básica (2012-2014).
Nomeada pela Presidenta Dilma Rousseff foi membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, indicada para compor sua Comissão Executiva. Em maio de 2016, a Presidenta Dilma Rousseff a nomeou para um novo mandato.
É Presidenta da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e membro da Diretoria Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores. Foi eleita deputada estadual por São Paulo com 87.169 votos no primeiro turno das eleições em 2018.
 
Integrou o Fórum Nacional de Educação e integra o Fórum Estadual de Educação/SP. Organizou o 1º Seminário Internacional sobre Avaliação da Educação, com participação do Chile, Argentina, Equador, Portugal e França. Foi Secretária Geral da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (1997-1999), Presidenta da APEOESP (1999-2002, 2011-2014) e Vice-Presidenta entre 1996 e 1999.
Integrou as Comissões Organizadoras Nacionais da Conferência Nacional da Educação Básica (CONEB), Conferência Nacional da Educação (CONAE) de 2010; Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2014. É membro da Rede de Pesquisa da Internacional da Educação (IE).
 
Como Conselheira do Conselho Nacional de Educação elaborou pareceres e resoluções, homologados pelos Ministros da Educação Fernando Haddad e Aloizio Mercadante. Participou de dezenas de seminários, congressos e conferências nacionais e internacionais sobre educação, atuando também como palestrante. Tem diversos artigos em publicações como Folha de São Paulo, Estadão, Le Monde Diplomatique, Viomundo e Brasil247.

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Últimas Notícias

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top