Na última quarta-feira, 20, um conjunto de pré-candiatas do PT-SP lançou o movimento Theodosina Ribeiro Por Mais Mulheres na Política, com o objetivo de articular e estimular outras jovens negras na ocuparem espaços na disputa institucional da política. O evento ocorreu online, foi transmitido pelas redes sociais e contou com a presença da escritora Juliana Borges, ex-secretária municipal de mulheres do PT da São Paulo e secretária adjunta de políticas para as mulheres na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad, e da vereadora de Natal (RN) Divaneide Basílio, secretária de mulheres do RN e presidenta do PT de Natal.

Durante a transmissão, as 14 jovens negras que são pré-candidatas em todo o estado fizeram a leitura de um manifesto e puderam se apresentar e falar de suas motivações para atuar politicamente. "É um movimento que surgiu das próprias meninas, que reconhecem a responsabilidade do lugar que ocupam. Elas entendem esse processo para além de uma ação individual, mas com a capacidade de potencializar e inspirar outras mulheres", explicou Debora Pereira, secretária estadual de mulheres do PT de São Paulo, que mediou a transmissão.

O movimento recebeu esse nome em homenagem a primeira mulher negra vereadora da Capital e deputada estadual de São Paulo. "Theodosina Ribeiro foi uma protagonista, uma mulher à frente de seu tempo. Nunca foi do PT - apesar de progressista -, aliás, seus mandatos foram pelo MDB, na década de 1970, antes da fundação do PT", ressaltou Debora Pereira, explicando que a escolha partiu das jovens pré-candidatas, para simbolizar o quanto o racismo e a misoginia estrapolam as barreiras partidárias. "´Vivemos em uma sociedade em que estas opressões [o racismo, o machismo, a LGBTfobia] são estruturantes".

Theodosina Ribeiro faleceu no último mês de Abril e, por iniciativa da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) dá nome a uma premiação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para ressaltar ações sociais e políticas de mulheres negras.

A Secretaria de Mulheres, que conta com o Projeto Elas Por Elas, está nesta articulação, juntamente com a Secretaria de Combate ao Racismo, e o "Voto com Raça e com Classe", e a Secretaria de Juventude do PT, com o Movimento Representa!, todas ações voltadas para o impulsionamento e a organização política de candidaturas petistas em todo o país.

Atualmente, a vereadora de Araraquara (SP) Thainara Faria, 25, é a unica jovem negra do PT eleita no estado de São Paulo. Ela é uma das idelizadoras do movimento e signatárias do manifesto. Também estão nesta articulação: Bianca Lopes | Martinópolis, Fernanda Curti (Guarulhos), Mariana Janeiro (Jundiaí), Michele Bispo (Santana do Parnaíba), Paloma Santos (Cubatão), Paolla Miguel (Campinas), Steyce Chaves (Araraquara),Suê (Araraquara), Tamires Sampaio (São Paulo), Thamirys Fernandes (Carapicuíba), Vanessa Silva (Mairiporã), Vitória Thainá (São Vicente) e Viviane dos Santos (Amparo).

Ler 214 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top