O Fórum, que acontece durante este fim de semana em Guarulhos, tem como objetivo pensar em estratégias para aumentar a participação de mulheres negras no Partido dos Trabalhadores. E isso é urgente porque o Brasil, composto por mais de 50% de mulheres negras e o PT, sendo o maior partido de esquerda da América Latina, ainda enfrenta obstáculos para dar protagonismo e ajudar no processo de empoderamento dessas mulheres que são a base da nossa pirâmide social.

É uma oportunidade muito aguardada para colocarmos em pauta, para o partido, práticas antirracistas e de combate ao machismo; e para debatermos os impactos do racismo, do feminicídio, da LGBTfobia e de violências de gênero, como a violência obstétrica, que encontram nas mulheres negras as suas maiores vítimas.

E, claro, será o momento de começarmos a pensar em como daremos mais competitividade às companheiras que serão candidatas às eleições municipais no ano que vem, para que tenhamos mais mulheres negras petistas dentro da política, como vereadoras e prefeitas, disputando suas próprias narrativas.

Em tempo: Mulheres negras são 59,4% das vítimas de violência doméstica, são 62,8% das vítimas de mortalidade materna; são 65,9% das vítimas de violência obstétrica; são 69,8% das mulheres mortas por agressão; apenas 10% completam o ensino superior.

“Voltemos à base”? Nós somos a base.

Programação

19 de Julho – Chegada das delegações ao Hotel Bristol Internacional Guarulhos
– 18:00h às 22:00h – Credenciamento das delegações.

20 de Julho – 08:00 às 10h – Credenciamento às delegações e convidadas
09:00h – Mesa de abertura solene
10:30h – Presença da mulher negra: que parte que nos cabe da sociedade
13:30 h – Almoço
14:30 h às 16:30 h- Debates em Grupos
Espaço Sonia Leite – O empoderamento das mulheres negras superando os impactos do racismo, machismo, feminicídio e lgbtfobia no Brasil.
Espaço Luiza Bairros – Os caminhos para a ampliação da presença feminina negra no legislativo e executivo nas eleições de 2020 e 2022.
Espaço Graça Sabóia – Estratégias para ampliar a participação e ocupação das mulheres negras nos espaços de poder e nas direções partidárias, em todos os níveis.
Espaço Mãe Beata – A presença, atuação e luta das mulheres negras petistas nas organizações sociais da sociedade civil.
20:00 h – Noite Cultural Lula Livre

21 de julho – Mesa de Encerramento
09:00 às 10:00 h – Apresentação do Elas por Elas Mulheres Negras – Eleições 2020
10:00 às 13:00 h – Apresentação dos Grupos
13hs as 14:30 h – Almoço
14:30 às 16:00 h – Documento Final e Encaminhamentos
16:00h – Encerramento do Fórum

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Ler 726 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top